sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Missionários do Reino


Neste mês de outubro a igreja Católica do Brasil lembra as missões, missão essa que consiste em um encontro pessoal com Cristo através da Trindade Santa, e da vivencia em comunidade.

O Documento de Aparecida em seu capitulo 6 parágrafo 256 diz que: “Uma autêntica proposta de encontro com Jesus Cristo deve se estabelecer sobre o sólido fundamento da Trindade-Amor. Somos filhos da comunhão e não da solidão. A experiência de um Deus uno e trino, que é unidade e comunhão inseparável, permite-nos superar o egoísmo para nos encontrar plenamente no serviço para com o outro. A experiência batismal é o ponto de início de toda espiritualidade cristã que se funda na Trindade.” No dia do nosso batismo fomos chamados por Deus a fazer parte da trindade santa, e através da vivencia trinitária, reconhecer o pai o filho e o espírito santo como o alicerce de nossa fé, partindo desse ponto enraizar a cultura de pentecostes, reconhecendo no irmão esse mesmo Deus trinitário. Não deixando que a tristeza invada nosso ser, mas facilitando com que a trindade-amor se fixe dentro de nós.

Ser missionário requer muita fidelidade para com Deus e sua doutrina. Um missionário deve se colocar a serviço da igreja para enriquecer o Reino de Deus, e trazer almas que estão longe do Pai. Mas o Ser missionário vai além do colocar uma mochila nas costas e sair evangelizando pelo mundo. Ser missionário é praticar o amor, o Kerigma dentro de nossa casa, de nossa comunidade, de nosso ministério; é mostrando para as pessoas o que Deus tem feito de bom em nossa vida.

São muitos os projetos que a igreja tem quando se fala em missão como, por exemplo: Santas missões populares, Semana da família, Jesus no Litoral, Jesus no Vale do Contestado, Jesus na Primavera, Jesus na Serra, Missão Thalita Kum, entre outros... Mas não podemos nos ater somente nesses projetos de missão. Nós, juventude católica temos o dever e o chamado de ser verdadeiros missionários de Deus sendo testemunhas vivas de Jesus Cristo (At 1,8).

Os jovens em muitas vezes foram os protagonistas das grandes revoluções. Recordemos a revolução franciscana onde São Francisco, um jovem esteve à frente fortificando a missão na igreja católica. Outra revolução foi a realizada por Santa Catarina de Sena. Ela impactou a Europa trazendo a paz entre a cúria e a hierarquia da Igreja. E por que não recordar os caras pintadas, onde os jovens brasileiros foram às ruas e fizeram com que o Presidente Collor fosse deposto do cargo?  Precisamos sim de jovens revolucionários, que sejam fieis para com Deus, que sigam verdadeiramente os ensinamentos da igreja católica, e quem nos chama ser esses revolucionários é nosso amado Bento XVI: ” Dissemos que os santos são os verdadeiros reformadores. Agora gostaria de expressá-los de modo mais radical: só dos Santos, só de Deus provem a verdadeira revolução, a mudança decisiva do mundo. No século que a pouco terminou, vivemos as revoluções, cujo programa comum era não aguardar mais a intervenção de Deus, mas assumir totalmente nas mãos o destino do mundo...não são as ideologias que salvam o mundo, mas unicamente a volta para o Deus vivo...A verdadeira revolução consiste em dirigir-se a Deus sem reservas”.

Por isso a palavra missionário esta ligada a palavra missão, revolução. Somente os revolucionários tem o árduo desejo da missão, começando dentro de nossa casa, mostrando para aqueles que moram conosco que a volta para Deus é o caminho correto, que precisamos nos dirigir a Deus sem reservas, e estar de coração aberto para receber dEle toda magnitude do seu poder.

Lembramos que a espiritualidade da ação missionária “...refere-se concretamente ao impulso do Espírito, a sua potência de vida que mobiliza e transfigura todas as dimensões da existência. A ação do discípulo missionário necessita desse impulso e desse ardor que provêm do Espírito e se expressam no trabalho, no diálogo, no serviço e na missão cotidiana” (Doc Aparecida, cap 6, par.273) Devemos ter em mente que é o Espírito Santo enraizado na Trindade-Amor que nos capacita a missão, o mesmo Espírito que Jesus soprou sobre os discípulos (Jo 20,22) quer soprar sobre a sua vida nesse momento, basta querer receber essa força para seguir em missão.

Não esqueça: Deus te ama muito.  O amor do Pai é um amor incondicional. Eu e você somos pecadores, e deixamos que o pecado nos afaste da graça de Deus. Mesmo afastados, Deus não deixa de nos amar, pois dá seu filho Jesus Cristo para morrer por mim e por você, na crucificação. Jesus sanou todas as nossas dores (Is 53,5).

Fomos salvos, e por isso precisamos ter fé e coragem de assumir a conversão e quem nos capacita a isso é o Espírito Santo de Deus, a promessa de Jesus para nossas vidas. Com essa certeza precisamos ser missionários e espalhar para o mundo essa notícia. Precisamos viver em comunidade, celebrar a santa missa com os irmãos, trabalhar nos setores que a igreja nos chama, para juntos construir a tão sonhada Civilização do Amor.

Reginaldo Batista

Um comentário:

  1. Por isso que sigo as palavras do proprio Cristo, e faço somente o que ele ensinou a igreja, e a igreja tomou posse disso.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Rogai por nós Santa mãe de Deus

Rogai por nós Santa mãe de Deus