quarta-feira, 13 de julho de 2011

Santas Imagens


 “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo da terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque Eu, o Senhor teu Deus, sou zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira geração daqueles que me aborrecem.”(Ex 20,4-5). Essa passagem é o ponto chave para criticar os católicos, mas as pessoas que criticam não olham isso como uma exortação de Deus ao povo da época que vivia rodeado de outras culturas, que tinham o politeísmo (culto a vários deuses) como centro de suas crendices. Deus exortou que não adorassem a outros deuses, já que para os povos aos redores tinham várias imagens nos quais faziam total adoração e total idolatria.

Deus falava com o seu povo através da Arca da Aliança. Ela indicava a presença do Senhor.  Sobre a tampa que cobria a arca estava esculpido duas imagens de Querubins (Êxodo 25,18-20)

A palavra ainda nos fala que o povo veio a Moisés e disse-lhe: “Pecamos, murmurando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós essas serpentes”. Moisés intercedeu pelo povo, e o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.” Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida.” (Nm 21,7-9) Esse povo posteriormente começou a fazer culto e adoração a essa serpente e Deus viu que não entenderam o principal motivo da confecção da estátua e mandou o Rei Ezequias destruí-la (2 Rs 18,4), nisso podemos ver que Deus não proíbe a confecção das imagens, mas sim a adoração a elas. A esta adoração de imagens chamamos de idolatria.

As imagens e arte sacra dão ao povo um entusiasmo para a oração. Nesse mesmo entusiasmo que o Rei Salomão inspirado por Deus construiu o templo de Jerusalém e nele continha anjos, querubins, flores, leões (I Reis 6,23), (I Reis 7, 29), (II Cr 3,10).

Pode Deus ser contraditório naquilo que fala?

No antigo testamento a face de Deus estava oculta. Por isso não se podia ter imagens demonstrando a face de Deus, quando o verbo se fez carne e habitou entre nós, o mundo passou a ver a face de Deus (Jo, 1,14), e sua glória foi manifestada no rosto dos fieis que seguiram fielmente os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A igreja Católica é regida pelo Espírito Santo, tudo que ela faz é sob inspiração do mesmo Espírito e no ano de 787 foi eleito o II Concilio Ecumênico de Nicéia que dava sentido e licenciava a veneração das imagens: Nós definimos com todo o rigor e cuidado que, à semelhança da representação da cruz preciosa e vivificante, assim as venerandas e sagradas imagens pintadas quer em mosaico, quer em qualquer outro material adaptado, devem ser expostas nas santas igrejas de Deus, nas alfaias sagradas, nos paramentos sagrados, nas paredes e mesas, nas casas e nas ruas; sejam elas as imagens do Senhor Deus, dos santos anjos, de todos os santos e justos”(DS, 600-601). Por isso venerar imagens é doutrina da igreja e merece total confiança, pois é o Espírito que o faz.

Quando olhamos para uma imagem de um Santo podemos ver nele um exemplo vivo de que teremos um lugar no céu, de que podemos e devemos ser testemunhas vivas de Deus. A quem pergunte como sabemos que um santo esta no céu? Nisso podemos ver e afirmar com a morte de nosso primeiro mártir Santo Estevão, que fitou o céu viu a glória de Deus e rogou ao Pai que recebesse seu espírito (At 7, 55-59). Foram esses mártires que hoje temos total veneração, bem diferente de idolatria, pois a idolatria é pecado (ISam 15,23). É olhando para a imagem dos santos que podemos enxergar a face de Cristo presente nelas. São João Damasceno doutor da Igreja afirma: “A beleza e a cor das imagens estimulam minha oração. É uma festa para os meus olhos, tanto quanto um espetáculo do campo estimula meu coração a dar Glória a Deus”. O uso das imagens serve para total adoração a Deus, portanto pode ser feita a veneração das santas imagens.

Reginaldo Batista

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Coragem de RECOMEÇAR


 “Até os adolescentes podem esgotar-se, e jovens robustos podem cambalear, mas aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças; ele dá-lhes asas de águia. Correm sem se cansar, vão para a frente sem se fatigar.” Isaías 40,30-31

Existe uma frase que sempre fica no meu coração, diante de várias situações vividas que diz: “ser de Deus sendo humano não é fácil, mas vale a pena” e é porque vale a pena que ainda há forças para levantar a cabeça e seguir, mesmo que existam decepções, barreiras, tentações, muralhas.

Muitos de nós adolescentes, jovens e adultos passamos por sofrimentos, seja em nossa casa que não está muito legal, seja porque a discórdia é algo constante na sua vida, seja porque você não está aprisionado a algum vício, ou ainda porque a situação financeira tem pesado e você está magoado com alguém.

Independente do que te leva hoje a olhar baixo, a se entristecer Deus te convida a olhar para o alto e mesmo em meio às tempestades alçar altos vôos e prosseguir corajosamente assim como uma águia.

Sim como uma águia. As águias são notáveis pelo seu tamanho e vigor, são as aves mais fortes que existem. Possuem olhos muito grandes e frontais o que lhes proporciona uma visão ampla. Ela não come nada em estado de decomposição e não bebe água suja. Suas asas lhe permitem um vôo impetuoso, porem seguro e bem direcionado. Vive em liberdade e não aceita cativeiro. Enfrenta a fúria das tempestades; dos ventos retira a força necessária para alçar vôo aos picos mais elevados. É corajosa, destemida. Ela não se intimidade diante de uma tempestade. Quanto mais forte o vendaval, mais alto ela sobe.

E Deus nos chamou para sermos assim. Para olharmos de cima os nossos problemas e não para baixo, para as coisas rasteiras! Para as preocupações, para a preguiça, para as decepções. Fomos chamados a viver nas alturas – sem nos cansar, sem nos fatigar.  

E se mesmo desejando isto ainda pareça ser difícil é preciso mais que querer ser como uma águia é preciso se deixar RENOVAR como uma águia, e está escolha só vai depender de você, de querer esperar em Deus com fé, e mesmo na dor ir superando a cada dia tudo que te faz cair para que no final do processo você esteja como uma águia.

Existe uma estória que fala que as águias vivem cerca de 70 anos. Porém, para chegar a essa idade, aos 40 anos, as suas unhas estão compridas e flexíveis, o bico, alongado e pontiagudo, se curva. As asas estão envelhecidas e pesadas e nessa situação ou ela deixa-se morrer ou enfrenta um dolorido processo de renovação que leva aproximadamente de 150 dias.

Ela tem que voar para o alto de uma montanha e lá se recolher em um ninho, começa a bater o bico contra a parede até conseguir arrancá-lo, enfrentando, a dor desta atitude. Espera nascer um novo bico, arranca as suas velhas unhas e as velhas penas. E só depois de “renascer” ela continua sua trajetória. E por isso depende de você querer se renovar em Deus, se abandonar nEle, e seguir confiantemente deixando-se a cada dia moldar por Deus.

No livro de Gênesis capítulo 19, conta que quando Lot, sua mulher e suas filhas saíram de Sodoma e Gomorra a pedido dos anjos e de Deus, antes de Deus destruir tudo por causa da sua imoralidade e perversidade, a mulher de Lot não teve confiança, o qual pediu para não olharem para trás, e olhando para trás ela se transformou em uma coluna de sal.

Irmão se é para nos renovarmos, precisamos confiar em Deus e confiar a Deus tudo que nos faz cair, nos faz desanimar, nos faz olhar para baixo e não para as coisas de Deus. Hoje depende de você querer iniciar seu processo de renovação, nunca se esquecendo de ter confiança e de que precisamos entregar tudo a Deus, para que mesmo sofrendo possamos ao final alçar altos vôos e seguir com os planos de Deus.

Seja como uma águia e não como um urubu, o qual não vê nada além de cadáver, podridão. Que não voa em linha reta, mas apenas em círculos, que é individualista divisor e que dentro de si não tem nada alem de podridão.Confiança, coragem e fé. Queira ter visão ampla, queira hoje iniciar sua renovação em Deus e estar se renovando a cada dia para que tudo o que te afasta de Deus, para que toda a situação que te entristece, para tudo que é pesado seja reconfortado no Senhor.
            
PAZ E BEM!
Maiara Galindro de Oliveira - MJ-RCC/SC - Secretária do GOJ Servos de Deus

terça-feira, 5 de julho de 2011

MISSÃO: Um estado Profético de Vida


O missionário precisa transparecer a misericórdia do Senhor, e ser profeta em todos os lugares, pois Deus usará do missionário assim como usou dos profetas do antigo testamento que não conheciam a Cristo. Jesus começou sua vida de missão logo após o seu batismo, assumindo a sua condição de Servo e aceitando a missão que o Pai do Céu o confiou que era remir todo povo se entregando em uma cruz (CIC 536).

A missão esta na Igreja desde a antiguidade, onde todos os profetas tiveram a sua missão de levar a palavra de Deus ao povo. Mas a missão significativa e perfeita foi a de Jesus Cristo que, foi obediente ao Pai até o final, e como gratidão Deus o fez soberano em todas as coisas (Fl 2). Cristo nos ensina que pra ser missionário basta ter uma vida de oração, jejum, perdão, perdão e perdão.

Mas ser missionário não é apenas participar de um projeto da nossa igreja, não é simplesmente sair nas ruas anunciando a Boa Nova, isso é importante, mas o mais louvável é ser missionário dentro de casa, começando a evangelizar aqueles que moram conosco. Um exemplo típico de missionário que não fez grandes missões pelo mundo a fora é de Santa Terezinha do Menino Jesus e da Santa face. Freira do convento das Carmelitas descalça Tereza sempre foi ousada na missão, seu maior desejo era de sair em missão pelo Oriente, pregando o Evangelho a todos, mas Deus lhe confiou uma missão tão grande quanto a de sair pelo mundo a fora, que foi cuidar das irmãs do seu próprio convento, nesse tempo que ficou cuidando dessas irmãs doentes, Tereza se aprofundou nos ensinamentos da igreja, conheceu tudo que Deus tinha para lhe falar, e escreveu um livro “História de uma alma” que hoje é lido por muitos. Vejam Santa Tereza não precisou sair em missão para mostrar a Deus a sua confiança, ela simplesmente foi missionária no lugar onde talvez seja mais difícil que é dentro de casa.

Por isso que a missão é um estado profético de vida, pois começamos a nos evangelizar primeiro, e aqueles que fazem parte de nossa história. E muitas vezes as pessoas acham que para ser missionário é preciso sair de casa, pegar uma mochila, a bíblia e sair por ai pregando, isso é louvável, desde que tenha feito a primeira missão, que é pregar para os que moram conosco. Precisamos primeiramente querigmar a nossa vida, para assim poder ser profeta e transparecer o semblante do amor que é o próprio Jesus Cristo de Nazaré.

“A fidelidade dos batizados é condição primordial para o anúncio do Evangelho e para a missão da Igreja no mundo. Para manifestar diante dos homens sua força de verdade e de irradiação, a mensagem da salvação deve ser autenticada pelo testemunho de vida dos cristãos”(CIC 2044), é sendo fiel a Deus, tendo uma  intimidade com a missão que o Pai nos confiou que iremos realizar a grande obra de nós leigos que é de ser igreja em todos os lugares.

Você deseja ser missionário? Quer participar dos planos de Deus? Quer vivenciar o pentecostes acontecer a cada dia? Comece agora sendo missionário para os seus, faça do seu testemunho de vida a grande obra da sua missão. Deus conta contigo, e precisa muito da sua evangelização, então não perca tempo, seja missionário do hoje e não do amanha. Que Maria rogue a seu favor, e interceda pela sua missão.

Avante missionário chegou à hora!

Paz!

Reginaldo Batista

Rogai por nós Santa mãe de Deus

Rogai por nós Santa mãe de Deus