quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O Bom Samaritano - Exemplo!


"Um homem descia de Jerusalém a Jericó e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos. retiraram-se deixando-o meio morto. Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante. Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante. Mas um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão. Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho, colocou-o sobre sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: 'trata dele e, quanto gastares a mais, na volta te pagarei'. " Lc 10,30-35

A paz de Jesus a todos!

Estou lendo o livro a Segunda Vinda de Cristo de Miguel Martini - Editora Canção Nova, e me chamou bastante a atenção quando o autor usa dessa parábola (O Bom Samaritano) para mostrar a Salvação de Jesus, e sua segunda vinda.

Fiquei refletindo sobre essa passagem e pude notar nela uma riqueza enorme. Primeiro ponto Jesus fala em parábolas para fazer com que o povo entenda seus ensinamentos, pois se ele chegasse logo ao assunto, talvez o povo não acreditasse nele. Nessa parábola podemos notar a salvação vivificada por Jesus, e renovada pelo Espírito Santo. Pois um homem estava indo de Jerusalém a Jericó, estava em uma caminhada descendente, pois Jerusalém significa paz e Jericó maldição, estava saindo da cidade do templo de Deus e indo para o mundo, a perdição, estava num caminho de queda, muitas vezes vividos por nós. Nesse caminho o homem foi assaltado, e deixado no chão quase morto( é o que satanás faz com o ser humano, seduz, mostra os prazeres do mundo, e depois joga no chão e maltrata, julga, deixando o sentimento de culpa no coração). Nesse ponto o Senhor usa de exemplos para vermos que nem sempre os grandiosos são exemplo, e sim os mais simples. Pois o sacerdote não prestou ajuda ao homem caido, isso que era o sacerdote homem na qual era mediador do povo para com Deus. Depois veio o levita e não prestou ajuda, já que o levita era ajudante do templo de Deus. Por fim veio o Samaritano e prestou ajuda ao homem, nesse ponto podemos ver a grandiosidade da palavra, pois o povo da Samaria era considerado um povo impuro, e Jesus usa o samaritano para mostrar que todos somos iguais, não importando a classe, a cor, o cargo....

Vemos que aqui o samaritano é o próprio Cristo a quem veio salvar todas as pessoas, independente do estado de vida que estavam levando. O samaritano ajuda o homem, colocando nele azeite e vinho. Jesus aqui exemplifica a salvação vivida no calvário derramando seu sangue por todos nós, sangue que é cura para nossas feridas, e também a força que recebemos no pentecostes, mostrando que o azeite(óleo) é a representação do seu Espírito Santo, a quem recebemos no batismo. O vinho e o óleo estão unidos, pois a salvação só pode ser concreta em nossa vida se andarmos unidos com a Santíssima Trindade. Jesus continua na parábola falando que o samaritano levou o homem a uma hospedaria, e pagou dois denários ao hospedeiro, afim de que ele tratasse do homem, e se fosse gasto algo a mais, o pagaria na volta. Aqui vem o ápice da paixão de Cristo, pois o Senhor mostra que mesmo no pecado, mesmo no chão, precisamos de um abrigo, de uma morada, e a hospedaria representada na parábola é a igreja de Jesus Cristo, a casa de Deus Pai, onde acolhe todas as pessoas (alegres, tristes, desanimadas,...) e ali mostra o caminho a ser seguido. O samaritano pagou dois denários ao hospedeiro em forma de retribuição ao tratamento das feridas do homem. Jesus Cristo pagou dois denários a Deus em favor de nossa salvação, dando seu sangue(vinho) e seu corpo(hóstia). Os denários representam o amor que Cristo teve por nós, afim de se doar inteiramente para a nossa salvação. 

A Eucaristia é o alimento do povo de Deus, que vem curar todas as feridas, e vem dar animo as nossas vidas. Por fim Jesus conta que se o hospedeiro gastar mais do que dois denários na volta o samaritano pagaria o resto. E é com essas palavras que o Senhor vem dizer que se nós praticarmos mais seus ensinamentos, não só ir na Missa, e comungar o corpo de Cristo, mas viver intensamente seus ensinamentos, orar pelas pessoas, rezar o terço, praticar o bem, anunciar a Boa Nova a todos, se fizermos isso quando o Senhor voltar em Glória, Majestade e Poder Ele vai nos recompensar, pois vai ver que gastamos mais do que dois denários, e buscamos sarar todas as feridas de nossa alma e de nossos irmãos.

Amados de Deus, depois dessa reflexão creio eu que ficou tudo bem claro. Pois o Senhor em vida vem falar de sua segunda vinda, e que está próxima. É tempo de vivenciarmos pentecostes, de reconstruirmos as muralhas, para assim proclamar a Palavra de Deus. Fazer o bem não é só ir nas missas(é muito importante ir à missa), mas é importante também sermos samaritanos, e ajudar os homens, mulheres, crianças, idosos, que estão no chão, feridos, e ajudá-los, levá-los a casa do Pai, mostrar o alimento que é cura, e falar de Jesus que é cheio de misericórdia e que está voltando para resgatar todo seu povo, e levantar sua igreja para a morada eterna.

Senhor meu Deus, faz de mim um samaritano, que eu possa ajudar mais o meu irmão, leva-me Senhor aos lugares que tu deseja, mostra-me Senhor as áreas de minha vida que não te agradam, e que precisam ser curadas, já te peço Senhor que me lave com teu sangue, para purificar todos os meus pecados, e me lavar de toda ação do inimigo. Louvado sejas meu Deus, que eu possa preparar a minha vida para sua segunda vinda. Tu és adorado em canções, exaltado entre as nações, Tu és o Rei dos Reis, e por isso eu te louvo, te amo, e te glorifico. Amém



Reginaldo Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Rogai por nós Santa mãe de Deus

Rogai por nós Santa mãe de Deus