segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Doar só por doar?


























"Levantando os olhos, viu Jesus os ricos que deitavam as suas ofertas no cofre do templo, viu também uma viúva pobrezinha deitar duas pequeninas moedas, e disse: Em verdade vos digo: esta pobre viúva pôs mais do que os outros. Pois todos aqueles lançaram nas ofertas de Deus o que lhes sobra; esta, porém, deu, da sua indigência, tudo o que lhe restava para o sustento." Lc 21,1-4



Irmãos, quando li esse trecho do Evangelho de São Lucas eu nao dei a minima (leitura superficial da palavra de Deus), e achei um trecho normal, mas eu digo para vocês esse trecho não é normal, ele é muito sábio, muito rico, e cheio de ensinamentos para todos nós, é uma verdadeira lição para todos.

Primeiramente, comece olhando a primeira parte do texto, onde diz que Jesus olhou os ricos e a viúva que depositavam moedas no templo. Como Jesus podia saber que eles eram ricos, e ela uma viúva?. Naquele tempo os ricos tinham uma vestimenta apropriada no qual mostrava que eles tinham posses, poder, eram ricos. E as viúvas tinham que usar roupas de luto, demonstrando que ela era uma viúva. Aqui fica o primeiro ensinamento, Jesus sabe quem eu sou, sabes minhas atitudes, sabe como eu me visto, e como me porto perando os outros, Deus nos conhece muito bem.

Outra lição que fica para nós: enquanto os ricos depositavam o que lhes sobrava, a pobre viúva depositou apenas duas pequenas moedas, essas duas pequenas moedas correnspondiam a 2 leptos, ou 2 leptas que era a moeda da época, isso corresponde a 1/8 de 1 dólar ou a 5 centavos de 1 real. Isso não era reconhecido na época, duas leptas eram insignificantes, por não terem um grande valor.
Mas vejamos aqui a ousadia que a viúva teve em doar apenas o que ela tinha, seus miseros "5 centavos", ela fez um sacrifício para Deus, enquanto os ricos doavam o que sobrava, ela deu tudo que tinha em forma de agradecimento a Deus, pois sabia que Deus a amava, porque Deus ama ao que dá com alegria (II Cor 9,7) e fez esse sacrifício porque confiava em Deus e sabia que não estava desamparada, pois Ele é Pai de órfãos e juiz de viúvas no seu lugar Santo (Salmo 67,6).

Amados Deus não quer so o tempo que sobra, Deus quer sacrifício, quer um tempo a mais para Ele.
Não adianta dedicarmos um tempinho para Deus, e não adianta deixar Deus por ultimo, pois ele não nos deixa em ultimo lugar, e não dedica um tempinho para nós. Deus está em todo tempo conosco, nós é que não estamos o tempo todo com Deus. A pobre viúva depositou de sua indigência, e a palavra indigência segundo o dicionário da língua portuguesa quer dizer: pobreza extrema. Ela deu tudo que tinha, deu do seu sacrifício, foi ousada, e confiou em Deus, porque sabia que Ele não ia deixar ela sozinha, pois a palavra do Senhor é certa.

Deus necessita de pessoas adoradoras, que adorem em Espirito e Verdade, Ele não vai olhar as atitudes que você faz para aparecer, Ele vai olhar aquilo que fazes de coração, com amor e devoção. Portanto é hora de adorar a Deus de verdade, não só pelo que Ele pode nos dar, mas pelo que Ele é.

Povo de Deus está na hora de dobrarmos mais o nosso joelho, e pedir perdão a Deus, ter uma vida de oração com Deus, ser intimos do Senhor. Devemos diminuir para que Ele cresça, se você faz as coisas para aparecer, só por statos, só pelas pessoas dizerem (nossa, ele fez isso? que lindo), é melhor mudar o seu pensamento e começar a fazer as coisas de coração, somente com um intuito que é edificar o Reino de Deus, e anunciar aos quatro ventos que Jesus Cristo é o Senhor (diminuimos para que Ele cresça).

Deus quer a nossa doação verdadeira, pois Ele doou seu filho para a nossa salvação, e Jesus doou sua vida por nós, maior amor que esse não há.
Então louve a Deus todos os momentos, tributai ao Senhor louvores, canticos, e adoração.

Porque Deus ama ao que dá com alegria (II Cor 9,7)

Fiquem na paz de Cristo, e que o amor a Jesus seja despertado em seu coração, Amém!
Reginaldo Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Rogai por nós Santa mãe de Deus

Rogai por nós Santa mãe de Deus