quarta-feira, 15 de junho de 2011

História de uma alma - O amor nos leva até Deus


"Ó Jesus, meu Amor... minha vocação, enfim, eu a encontrei, minha vocação é o Amor!"" Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face é uma das santas que me inspiram, pois soube fazer no mais pequeno gesto o mover de Deus. Com seus 15 anos foi aceita pelo papa Leao XIII para entrar na Ordem das Carmelitas descalças, e passou a ter a vida consagrada. Desde jovem mostrou amor profundo ao sagrado coração de Jesus e a Santíssima Virgem. Teresa era por natureza uma mulher missionária, chegou a descrever que "queria ser missionária ate os fins dos tempos" dizia ainda que "uma só missão não bastaria", Teresa tinha desejo de ser missionária no Oriente, de levar as pessoas a mensagem salvadora de Cristo Jesus. Mas Deus quis que ela ficasse no convento, sendo missionária lá. E foi nessa obediência que Santa Teresa passou a conhecer, a se aprofundar e a viver os ensinamentos da igreja, nos ensina que o oração é o sustento da ação missionária. A eficácia da evangelização depende da união com Deus, ampliando assim o conceito de missão, nos mostrando que pela oração Deus nos constitui missionários.

Em sua trajetória descobriu que é o amor que nos leva até Jesus, como descrevi uma frase no inicio desse texto, Santa Teresa descobriu sua vocação que é o amor. E no amor foi provada, e a cada provação oferecia ao Pai todo sacrifício em prova do amor que Ele lhe proporcionara. 

Muitas vezes nós nos queixamos do menor problema que nos cabe, murmuramos pelas coisas não andarem como gostaríamos, e eu me impressiono com Teresa, e busco viver seus ensinamentos. No convento Teresa passou a cuidar de uma irmã que estava com tuberculose, que por fim veio a falecer, e todo convívio, todo cuidado tido com a irmã, fez com que Teresa adquirisse a doença, e isso fez com que o amor dela aumentasse ainda mais por Jesus Cristo, pois em nenhum momento reclamou da doença,e nesse momento começa a maior prova de fé de Teresa que passou a viver mais intensamente os desígnios de Deus. E quantas vezes nos deparamos com um problema que nos impede de ir à missa, nos impede de ir ao grupo de oração, à uma vigilia? As vezes somos fracos na fé, e não nos deixamos ser conduzidos por Deus. Queremos uma vida santa, mas não buscamos em todos os momentos, vejam o exemplo de Santa Tereza, que mesmo nas dores da doença não desanimou, passou a viver mais o Cristo e a ter mais intimidade com Ele.

Santa Tereza faleceu em 30 de setembro de 1897 com apenas 24 anos, e sua ultima fala foi "eu não me arrependo de me ter abandonado ao amor", viveu tanto o amor para as coisas de Deus, que no dia de sua morte profetizou que uma chuva de rosas cairia sobre a cidade e assim se fez. Por isso Santa Teresa é conhecida como a santa das rosas, há uma colocação que ela fez sobre as flores que eu gosto muito:

"Compreendi que o brilho da rosa... não tira o perfume da pequena violeta... Compreendi que, se todas as florzinhas quisessem ser rosas, a natureza perderia seu enfeite primaveril.."
Nos mostra nessa frase que todos tem um papel importante nos planos de Deus, queira um doutor, queira uma pessoa simples. Basta ser presença real de Cristo aonde estiver. Santa Teresa foi humilde e simples em todos os aspectos, dizia que era "pequena demais para subir a rude escada da perfeição" afirmou ainda "Posso, apesar de minha pequenez, aspirar à santidade". Reconheceu que não era o bastante servir a Deus, precisava viver radicalmente o Evangelho entregando-se por completo a Deus, amava tanto o Pai que queria ser padre para poder consagrar o o pão e o vinho em Corpo e Sangue de Cristo. E nós?, estamos vivendo radicalmente o Evangelho? ou já nos achamos dignos da salvação? (Pense e reflita)

Foram com esses ensinamentos que Santa Teresa foi proclamada Doutora da Igreja no ano de 1997 pelo hoje Bem Aventurado Papa João Paulo II, que na homilia da proclamação afirma:

"...Entre os 'Doutores da Igreja', Teresa do Menino Jesus e da Santa Face é a mais jovem, mas o seu ardente itinerário espiritual demonstra muita maturidade, e as intuições da fé expressas em seus escritos são tão vastas e profundas que a tornam digna de ser posta entre os grandes mestres espirituais. Teresa oferece uma síntese amadurecida da espiritualidade cristã. Ela une a teologia e a vida espiritual, exprime-se com vigor e autoridade, com grande capacidade de persuasão e de comunicação, como demonstram o acolhimento e a difusão da sua mensagem no Povo de Deus..."

Por isso Teresa é hoje para nós exemplo vivo de santidade, humildade, confiança e perseverança. Uma jovem como nós, que buscou no amor a intimidade com Deus.

Se você sente no coração que deseja ir adiante na fé, não tenha duvida disso, pois é chamado de Deus, Ele anseia por você. Tenha Santa Teresa como exemplo, e busque viver como ela viveu. Vai uma dica, leia "História de uma alma", livro escrito por Santa Teresa dois anos antes de sua morte.

"Eu sou aquilo que Deus pensa de mim" Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face


ORAÇÃO PELOS MISSIONÁRIOS


"Ó Santa Teresinha, sois exemplo de simplicidade e de humildade e sempre vos colocastes nas mãos do Pai. Intercedei junto a Deus para que os homens compreendam o vosso caminho, que leva ao Céu, para que vencendo o egoísmo e o orgulho, possam construir um mundo melhor e conquistem os povos para o Reino de Cristo pelo amor, justiça e paz.
Fazei com que os homens compreendam a mensagem do Evangelho e sejam atraídos a viverem o ideal cristão do amor pelo espírito de desapego e doação. Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões, rogai por nós e protegei os missionários. Amém"


Reginaldo Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Rogai por nós Santa mãe de Deus

Rogai por nós Santa mãe de Deus