sábado, 11 de junho de 2011

Solenidade de Pentecostes - Funtamentação da Igreja


"Vós sois as testemunhas de tudo isso." Lc 24,48

Pentecostes no antigo testamento era a a festa da colheita, onde o povo oferecia gratidão a Deus pelos frutos ganho da terra. E o Senhor escolheu o dia de Pentecostes para nos presentear, dando-nos a graça do dom do Espírito Santo.

Foi no dia de Pentecostes que os discípulos reunidos com Maria mãe de Jesus no cenáculo receberam o Espírito Santo que desceu em forma de línguas de fogo e veio confirmar tudo aquilo que Cristo tinha proclamado e ensinado aos seus discípulos, deixando-os cheios do Espírito Santo (Atos 2, 2-4). Foi nesse dia que a igreja Católica teve início a ação evangelizadora, fazendo de Pentecostes o tempo real da igreja pregando o Evangelho e à salvação mediante o poder do Espírito Santo, logo os Apóstolos passaram a ter coragem e sairam anunciando que Cristo havia ressuscitado, levando essa certeza, e expandindo a igreja fundada por Jesus Cristo e confirmada em Pentecostes.

Pentecostes para nós católicos é motivo de festa e de muita alegria, pois "Jesus Cristo é Aquele que o Pai ungiu com o Espírito Santo e constituiu «sacerdote, profeta e rei». Todo o povo de Deus participa destas três funções de Cristo, com as responsabilidades de missão e de serviço que delas resultam"(catecismo da igreja católica parágrafo 783), foi graças ao Espírito Santo de Deus que hoje somos templos vivo do altíssimo, e chamados a ser igreja. Um amigo meu uma vez em sua pregação disse que os Atos dos Apóstolos não acabou no capitulo 28, mas continua até hoje. Nós somos chamados a escrever os atos dos apóstolos, e podemos dizer também que o ato dos apóstolos é o evangelho do Espírito Santo, pois tudo feito nele é sob a sua inspirarão. 

Pedro antes de receber o Espírito Santo tinha medo de falar, e logo depois que recebeu a graça de ter o Espírito como consolador pregou a palavra de Deus e mais de 3 mil pessoas foram convertidas. Vejam como Deus é bom nos da o presente mais belo, e nos ensina como seguir anunciando as maravilhas do alto.

Ao receber o Espirito Santo Deus nos concede dons nos quais são importante para a nossa caminhada. São eles:


Dons de Santificação, são dons que o espírito de Deus nos concede para estarmos em sintonia com o próprio Deus, é a luta contra o pecado, é o nosso retorno com Deus. Os dons de santificação são sete entre eles temos:
  • Dom da Fortaleza
  • Dom da Piedade
  • Dom de Sabedoria
  • Dom do Conhecimento
  • Dom do Conselho
  • Dom do Entendimento
  • Dom do Temor de Deus
Dons Carismáticos, é a dimensão de comunidade, a dimensão de caminhar com o povo de Deus, e Deus nos concede então os dons carismáticos, que não são necessariamente para nós, mas para os outros. Quando nós exercemos os dons carismáticos não quer dizer que já somos santos, porque Deus pode usar quem Ele quiser da maneira que quiser, mas é preciso dizer que quanto mais santo a pessoa for, mais fácil é para Deus usar essa pessoa, por isso os dons carismáticos não estão separados dos dons de santificação, e eu até diria que existe uma grande interface entre eles, quanto mais a pessoa vive os dons de santificação mais aptidão ela tem para viver os dons carismáticos. Os dons carismáticos são 9 no total:
  • Dom da Fé
  • Dom de Interpretação
  • Dom de Profecia
  • Dom da Cura
  • Dom de Línguas
  • Dom de Milagres
  • Dom do Discernimento
  • Dom de Ciência
  • Dom de Sabedoria
O Espírito Santo é quem nos impulsiona na caminhada, ele é o que transforma as nossas vidas, e é em nome de Jesus que ele quebranta o nosso coração. Santo Agostinho já dizia “se amas, faças o que quiseres”,  ame a Cristo, e viva um pentecostes a cada dia, clame ao Senhor pois ele te ouve e esta te esperando. Ore no Espirito todos os dias, e faça dessa graça o mover de sua vida para o céu.

Viva Pentecostes! Foi " nesse dia é revelada plenamente a Santíssima Trindade. A partir desse dia, o Reino anunciado por Cristo está aberto aos que crêem nele; na humildade da carne e na fé, eles participam já da comunhão da Santíssima Trindade. Por sua vinda e ela não cessa, o Espírito Santo faz o mundo entrar nos "últimos tempos", o tempo da Igreja, o Reino já recebido em herança, mas ainda não consumado: 
Vimos a verdadeira Luz, recebemos o Espírito celeste, encontramos a verdadeira fé: adoramos a Trindade indivisível, pois foi ela quem nos salvou" (Catecismo da igreja católica, parágrafo 732)

Oração Veni Creator Spiritus 
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vosso fiéis,e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
OREMOS: 

Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisa, segundo o mesmo Espírito, e
 gozemos sempre da Sua consolação, por Cristo Senhor Nosso. Amém!"

Reginaldo Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Rogai por nós Santa mãe de Deus

Rogai por nós Santa mãe de Deus