quarta-feira, 1 de junho de 2011

Quando o Pecado toma a direção


"Lavai-me totalmente de minha falta, e purificai-me de meu pecado" Salmo 50

Muitas pessoas vivem como que cegas ao pecado, ou melhor dizendo, escravas do pecado. Podem me perguntar o porque de eu estar falando isso, e eu respondo, é claramente visto que muitas pessoas vivem na tribulação, vivem se queixando dos problemas, mas não acham o caminho certo a ser seguido, estão usando como que viseiras para olhar somente para um lado, o da escravidão.

Segundo Santo Agostinho, o pecado é "uma palavra, um ato ou um desejo contrários à Lei eterna", causando por isso ofensa a Deus e ao seu amor. Logo, este ato do mal é um "abuso da liberdade" e fere a natureza humana. É esse abuso da liberdade que faz com que homens e mulheres sejam entregues ao pecado, não conseguindo sair da armadilha imposta por ele.

O pecado é sorrateiro, ele vem de mansinho, conquistando com o prazer o seus benefícios, e quando menos esperamos estamos presos ao seus mandatos, fazendo com que o pecado praticado, vire um vício. Muito antes de conhecer as leis de Deus, eu via o pecado como algo qualquer, pois não tinha noção da destruição que ele podia causar, quando passei a ter um encontro com Deus, me foi revelado tudo aquilo que antes para mim era claro, e pude perceber que nos deixamos ser prisioneiros do pecado. Tendo em vista isso, a cada dia luto para não cometer os pecados que outrora me faziam "felizes", mas desagradavam à Deus. Noto nas pessoas que muitas ainda vivem esse embate constante de sair e voltar pro pecado. É esse abuso da liberdade que Sto. Agostinho nos faz refletir, pois somos livres nesse mundo, mas a liberdade deve ser usada para edificar o Reino de Deus em nossos corações, e não devemos usar essa liberdade para nosso bel prazer.

Chegou um momento em minha vida que o pecado passou a tomar conta de mim, e graças a Deus consegui enxergar essa artimanha do inimigo, e pude passar por cima do pecado e tomar as "rédeas"da situação, lutando contra aquilo que pra mim traria prazer momentâneo, mas não me levaria pro prazer Divino que é a Glória de Deus.

Quando o pecado toma a direção de nossas vidas, passamos a viver como meros escravos, pois podemos não sentir o prazer quando cometer o pecado, mas a vontade de cometê-lo se torna maior, pois é um desafio de experimentar aquilo que achamos ser agradável. Muitas pessoas vivem isso que acabei de relatar, uma vida constante querendo sair do pecado, mas cometendo-o somente para saciar seus prazeres. Sto. Agostinho ainda nos exorta dizendo "o pecado é o motivo da tua tristeza, deixe que a santidade seja o motivo da tua alegria", é na visão desse santo que devemos nos espelhar, deixar com que a santidade tome a direção de nossas vidas para assim, não nos entregarmos aos desígnios do pecado.

Um penitente um dia perguntou à Padre Pio como distinguir uma tentação de um pecado e como estar certo de que não se pecou? Padre Pio sorriu e respondeu: “Como se distingue um burro de um homem? O burro tem de ser conduzido; o homem conduz a si mesmo!. Quando li isso achei fantástico, pois o pecado para ganhar força precisa de um condutor, esse condutor são os homens e mulheres, que ao cometer o erro, o pecado, dão força para que as trevas tomem conta de suas vidas. Já o homem consegue conduzir a si mesmo, e aqui vale lembrar a frase supracitada de padre pio, que a santidade deve ser o motivo de nossa alegria, devemos nos conduzir focados na santidade de Deus, e assim viver os prazeres que Ele próprio nos concede.

Você que está lendo esse texto, por amor ao bom Deus, não deixe que o pecado tome a direção de sua vida, não fique escravo do pecado, não deixe que o pecado crie raízes em vossos corações. Cuidado, o pecado é esperto, ele usa dos prazeres para nos conquistar, mas o prazer aqui citado é o prazer do inimigo. Viva a santidade de Deus, quando a tentação bater a sua porta, tente se colocar no coração de Jesus, e não cometa o erro, seja intimo do Pai, para assim vencer as tentações do inimigo. E quebre essa corrente do pecado em sua vida, e deixe que Cristo seja o condutor de sua história.

Mais uma vez vale lembrar aqui a dica que Nossa Senhora de Medjugorje deixou para vencer o pecado, são as cindo pedrinhas da santidade:
  1. Oração com o coração
  2. Eucaristia
  3. Leitura da Bíblia
  4. Jejum
  5. Confissão
Viva essas cinco pedrinhas, e tenha confiança em Deus, pois Ele tudo pode. Faça do Salmo 50 a sua oração à Deus, pois o salmista ao pedir a Deus misericórdia não se conteve em humildade e abriu as portas do seu coração para que a misericórdia divina adentrasse e ali se fizesse morada.
Viva uma vida Santa. Seja um Jovem Santo, que planta as sementes da santidade hoje, para colher no amanhã a alegria de estar na glória de Deus.

Reginaldo Batista


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Rogai por nós Santa mãe de Deus

Rogai por nós Santa mãe de Deus