"Aos que morrem piedosamente está reservada uma bela recompensa" II Macabeus 12, 45
"Se pois morremos com Cristo, cremos que viveremos também com ele" Romanos 6,8
"Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!, portanto, ficai vigiando, pois não sabeis nem o dia e nem a hora" Mateus 25, 12-13
Hoje dia 02 de novembro dia de finados, é um dia em que dedicamos a todos os falecidos. Foi introduzido pelo Santo Odilon que era abade do mosteiro beneditino de Cluny na França, e quatro séculos depois o Papa da época adotou o dia 02 de novembro como o dia de finados. Hoje estava tocando com meu ministério de Música Estrela de Davi na missa de finados, e os tres trechos que destaquei ali em cima me chamaram a atenção. Pois podemos ver no II livro de Macabeus que o Senhor irá recompensar todos que morrerem piedosamente. Lendo essa frase podemos notar que teremos direito a vida eterna, já no segundo trecho São Paulo descreve a confiança que temos que ter em Jesus Cristo, pois Ele mesmo venceu a morte para nos dar a vida eterna, e isso é motivo de alegria para todos nós. No terceiro trecho Jesus Cristo nos adverte quando nos fala para vigiarmos, pois não sabemos o dia da nossa morte, e precisamos estar em plena vigilia, nos preparando para ela, é vivendo dessa maneira que teremos a recompensa eterna e seremos herdeiros do céu.
A igreja nos encoraja à preparação da hora de nossa morte, a pedir a mãe de Deus que interceda por nós na hora de nossa morte (Ave Maria), e rogar a São José a entrega de nossa vida, já que é o padroeiro da boa morte (parágrafo 1055 do catolicismo da igreja católica).
Mas voltando ao dia de finados, levar flores, velas é sentimento prestado aos nossos entes queridos, pois os amamos e isso demonstra a saudade que sentimos, só que mais importante que devemos fazer não só nesse dia, mas em todos são as nossas orações, as nossas súplicas, para que os mortos sejam merecedores da vida eterna. Nos é permitido rezar por eles, e devemos ter todo respeito com eles. Ninguém vive a sós. Viver humanamente é conviver. A comemoração dos defuntos é acima de tudo um preito de gratidão e reconhecimento. Crer na vida eterna não é apenas esperar algo após a morte mas é preencher o presente da esperança.
Devemos ter plena confiança em nosso Deus, para que um dia possamos desfrutar da alegria eterna.
Senhor e Deus, dai-nos todo compreendimento para a morte deste mundo, dai-nos Senhor todo auxílio e conforto na hora da perda, seja nossa luz e proteção. Peço a Virgem Maria sua mãe que interceda por todos nós, e por todos aqueles que já se foram, rogo a São José seu casticimo esposo e padroeiro da boa morte que nos conceda uma morte santa, e digna de receber as tuas grandezas. Rogo que tenha misericórdia de todas as almas que estão no purlgatório, que elas sejam salvas, afim de desfrutar a glória eterna. Enfim ó Pai, obrigado por tudo, pela vida. Amém!
Reginaldo Batista
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário