quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Solidariedade faz bem

SOLIDARIEDADE - O componente que representa a nobreza do caráter humano

Uma palavra forte, mas acima de tudo um gesto lindo. Ser solidário denota que a pessoa ama o próximo, e consegue ver a essência do amor de Cristo presente no gesto. Na Bíblia podemos ver que Jesus Cristo foi solidário muitas vezes, pois teve compaixão do outro, e mostrou para os irmãos que ajudar faz bem, pro corpo e pra alma.
Muitas vezes passamos por diversos problemas, tribulações, decepções, e como é bom ver um irmão, vir até nós e nos ajudar, demonstrar afeto, carinho, amor, compreensão, ser solidário no momento que precisamos. Como falei ser solidário é ser como Jesus Cristo, que amou até o fim. A igreja tem um papel importantissimo quando se trata em solidariedade, e como a igreja é o corpo místico de Cristo, e nós somos seus membros, logo, devemos seguir os mesmos ensinamentos. Dom Beni cita a Evangelii Nuntiandi (Paulo VI, 1975) para mostrar a “vinculação íntima entre evangelização e promoção humana”. 
Dom Beni afirma:
1. “A caridade tem uma dimensão política, econômica, pedagógica e, até mesmo, ecológica”.
2. “A introdução do pecado na história rompeu com a solidariedade, atingiu negativamente a harmonia ecológica, provocando tantos males individuais e coletivos. Restaurar, pela caridade, a harmonia do mundo criado, em sua dimensão social e ecológica, é, pois, uma questão de fidelidade a Deus”.
3. “A opção preferencial pelos pobres deve iluminar a nossa ação evangelizadora”, de modo que, segundo a carta apostólica Novo Millennio Ineunte, “a contemplação do rosto de Cristo deve levar-nos à contemplação do rosto dos irmãos, principalmente dos pobres e sofredores”.

Se abdicar dos prazeres não faz nenhum mal, ajudar quem precisa não prejudica ninguém, pelo contrário, ajudar, faz crescer não só o nosso espiritual, mas o nosso caráter, pois fazendo um ato lindo desse mostramos ao mundo que ele pode ser melhor. Podemos ver nos meios de comunicação que estamos vivendo um tempo de muitas catástrofes e é dever nosso ajudar os que perderam tudo, ou quase tudo. Ontem mesmo (18/01/2011), vivenciei em minha cidade Criciúma, uma calamidade, pois em poucas horas choveu tanto que alagou a cidade, destruiu casas, estradas, e deixou muitas pessoas desabrigadas. Graças a Deus onde eu moro não aconteceu nada de grave, mas no resto da cidade aconteceu. Se eu parar por aqui, vou ser mais um que não fez nada, mas se eu me empenhar em ajudar os que precisam vou estar fazendo o bem, vou estar seguindo os mandamentos de Jesus, amar o próximo como a ti mesmo(Jo 13, 34). Devemos aprender a enxergar no próximo as nossas necessidades, e saber que o pouco para nós pode ser o muito para o irmão. 
Deixemo-nos ser inundados pelo amor de Jesus Cristo, e exercer nosso dever de Cristãos, ser solidários, pois é bom, e Deus gosta do que é bom. Vamos ser verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, e levar até os irmãos necessitados a ajuda necessária. Faço meu apelo a vocês, que arrecadem alimentos, roupas, materiais de limpeza, móveis, eletrodomésticos, para ajudar os desabrigados por causa das chuvas, leve toda doação até um posto de Polícia ou da Cruz Vermelha, não vamos deixar de ajuda, vamos fazer a nossa parte, para construção de um mundo melhor, cheio de amor com o próximo.

Um simples gesto seu pode salvar um coração, e alegrar muitas vidas.

"Senhor meu Deus, quero te louvar pela minha vida, pelo alimento que todo dia tenho em minha casa, te glorifico pela minha familia, amigos, namoro, ti rendo graças por tudo meu Deus. Te peço ó Pai que desperte em nossos corações cada vez mais o ardor missionário, e o desejo de ajudar quem precisa, coloque em nossos corações o anseio pela solidariedade, e acalente os que estão precisando de ajuda, sobrevenha toda sua misericórdia sobre todos os irmãos que perderam tudo por causa das chuvas, terremotos, enfim por todos desastres. Te peço perdão por todos aqueles que não tem compaixão, e te peço que abençoe a todos nós, seus filhos amados. Amém!"



Reginaldo Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Rogai por nós Santa mãe de Deus

Rogai por nós Santa mãe de Deus