segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Correção Fraterna



“Se teu irmão pecar, repreende-o; se se arrepender, perdoa-lhe. Se pecar sete vezes no dia contra ti e sete vezes no dia vier procurar-te, dizendo: Estou arrependido, perdoar-lhe-ás” Lc 17, 3-4

     Um belo ensinamento de Jesus para todos nós, a correção fraterna. Quando vemos um irmão cometendo erros, logo pensamos em discriminar, julgar, ou pior, falar pelas costas. Se tomássemos a postura de ser Servos de Deus agiríamos da melhor maneira, se enxergamos nosso irmão cometendo um erro devemos sim ir ate ele e corrigi-lo (mas lembres-se da fraternidade).
    
    Nesse pequeno versículo vemos um ensinamento lindo, onde Jesus mostra no perdão um crescimento de nossa fé, se alguém cometer um erro contra nós devemos perdoá-lo, é difícil? Sim, é difícil, mas não é impossível. Devemos começar a praticar o perdão, esquecer do passado, e escrever uma nova história, devemos agir com amor e guardar a nossa fé, crendo sempre no perdão e na melhora das coisas.
    
    Nosso amado Bento XVI explica o que é essa correção fraterna, movida pelo amor ao próximo: Essa maneira de agir se chama correção fraterna: não é uma reação à ofensa sofrida, mas surge do amor pelo irmão. Citando Santo Agostinho, o mesmo afirma que aquele que te ofendeu, ofendendo-te, inferiu a si mesmo uma grande ferida; e tu não te preocupas pela ferida de um irmão teu? (…) Tu deves esquecer a ofensa que recebeste, não a ferida do teu irmão” (Bento XVI, CASTEL GANDOLFO, domingo, 4 de setembro de 2011), precisamos enxergar com os olhos do coração, precisamos deixar que o olhar de Cristo seja o nosso olhar. Muitas mágoas de nossa vida poderiam ser resolvida pela correção fraterna, muitos traumas seriam sanados pelo perdão. Exercitar a misericórdia de Deus não é algo fácil, mas é algo necessário. Para exercitá-la precisa de oração, confiança em Deus, e acreditar em si mesmo.

     “O amor fraterno comporta também um sentido de responsabilidade recíproca, razão pela qual, se meu irmão comete uma culpa contra mim, eu devo ser caridoso e, antes de mais nada, falar com ele pessoalmente, dando-lhe a conhecer que o que ele disse ou fez não é bom” (idem), não deseje para o seu irmão o que você não queria que desejassem para você. Seja caridoso, antes de julgar, criticar, murmurar, fofocar, chame a pessoa que lhe ofendeu e partilhe com ela esse sentimento, resolver esse problema é muito mais simples do que se pensa. Imagine seu coração livre de culpa, magoa ou ressentimento, veja como tudo ao seu redor seria melhor. Por isso bato nesse ponto, antes de criticar, converse, exorte com amor, seja caridoso, pratique a correção fraterna. Se preciso for chame alguém para conversar com essa pessoa, e mostrem juntos o caminho correto e o acerto que deve ser feito.

     Se fosse algo sem sentido Bento XVI não nos exortaria a praticar esse gesto, ou melhor, o próprio Cristo não nos exortaria. Correção Fraterna é sim um ato de humildade, e de profunda transformação. A cura interior começa nesse grandioso ato, a misericórdia de Deus exercida com fraternidade, Bento XVI em sua homilia conclui: “Devemos nos exercitar tanto na correção fraterna, que requer muita humildade e simplicidade de coração, como na oração, para que se eleve a Deus a partir de uma comunidade verdadeiramente unida a Cristo”(idem). Por isso povo de Deus seja fiel a esse gesto, exerça a correção fraterna, e verás sua vida com um sabor diferente.


Reginaldo Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Rogai por nós Santa mãe de Deus

Rogai por nós Santa mãe de Deus