O Medo é o conjunto de sentimentos que invade nosso ser nos deixando a mercê do não reconhecimento da nossa capacidade. Muitas vezes fico pensando em por que o medo vem a nossa frente, é coisa do inimigo? É coisa da nossa cabeça? É a falta de confiança em Deus e em si próprio?
Deus nos criou para sermos livres e felizes. Nossos primeiros pais (Adão e Eva) pecaram quando desobedeceram a Deus, mas mesmo assim Deus os deixou seguir seus próprios passos. Vemos na Sagrada Escritura diversos momentos onde Deus se inclinou em misericórdia pelo homem dando mais uma chance.
Vemos também diversos momentos onde homens e mulheres não tiveram medo de seguir os planos de Deus, e foram fiéis até o fim. Deus sabe da capacidade de cada filho e de cada filha, mas Deus também é um pai que nos deixa caminhar com as próprias pernas.
Mas o medo, essa palavra que coloca o obscuro dentro de nosso coração só pode ser quebrado com o entusiasmo de seguir os planos de Deus, sem o MEDO do novo. Deus nos chama para muitas coisas e nós podemos optar por seguir o caminho que Ele mesmo confiou ou seguir o caminho que nós mesmos queremos seguir, e muitas vezes damos com a cara no chão, nos decepcionamos e desistimos de tudo, por ter colocado o medo a nossa frente.
Culpamos o diabo muitas vezes por colocar o medo em nosso coração, mas esquecemos que muitas vezes nós vemos problemas onde não tem, quando damos essa brecha o diabo faz a festa e começa a dissipar dentro no nosso ser todo tipo de incapacidade, de indignidade, de culpa, dentre outros sentimentos que temos. A palavra nos diz que ele é astuto como um leão pronto para dar o bote (I Pe 5,8), é como num jogo de carta, estamos jogando e derrepente me dou conta de que o outro jogador precisa de uma carta específica, eu faço de tudo para não dar essa carta ou as cartas similares para ele, para que não consiga ganhar. Com o diabo é a mesma coisa, se nós filhos de Deus, que já o vencemos (I Jo 2,12) damos a brecha de não nos amarmos, de não acreditarmos que Deus pode nos capacitar ele vira o jogo, pois descobre a nossa fraqueza e ali começa a liberar essa nuvem de confusão que é o MEDO.
Diego Fernandes em uma de suas canções já nos pergunta “...pra que o medo, pra que me diz? você merece ser feliz...”, nos planos de Deus é a mesma coisa precisamos ser felizes e aceitar aquilo que vem a nossa frente. Outra cantora católica que gosto muito é a Ir. Kelly Patricia e em uma de suas musicas ela coloca “...se vós Senhor Deus quiserdes enviar sofrimento, dai-me forças, pra suportar, e venham, aqui estou, não afastarei meu rosto ó meu Deus...”. Vemos duas musicas nos ensinando a viver os planos de Deus, uma nos pedindo para sermos felizes, e a outra nos motivando a clamar a força para Deus quando o sofrimento (o medo) vier.
O mundo precisa de pessoas ousadas, sem MEDO de se lançar nos planos de Deus, pois nos lugares em que vivemos precisamos de novidades, e a novidade só começa quando temos ousadia de dar o primeiro passo.
Se você esta vivendo, ou viveu isso que o texto mostra, busque se santificar siga uma meta e se lance nos braços do Senhor, pois Ele se inclinará para sua dúvida e te ajudará a achar a solução. Não tenhas medo daquilo que o Senhor colocar em seu caminho, pois para Deus nada é impossível (Lc 1,37), o que antes parecia que não tinha solução agora com Deus à frente tudo entra em uma conformidade, pois o Poderoso realiza grandes obras em favor daqueles que o temem (Lc 1,49). Seja ousado, enraíze seu chamado em Deus, siga em frente como um velejador que avança no mar para descobrir outras terras. Mas não se esqueça que você nasceu para ser feliz, e não para ser um medroso e um derrotado, Deus esta com você e conta com você, dê o primeiro passo e aceite o chamado do Senhor. Que Deus te abençoe nessa missão.
Reginaldo Batista
Bom dia!
ResponderExcluirÉ um grande prazer para mim poder conhecer seu blog.Admiro muito as pessoas que gostam de escrever ou divulgar seus trabalhos.
Tenha um lindo dia e que Deus te ilumine sempre.
Grande abraço
Se cuida