quarta-feira, 13 de julho de 2011

Santas Imagens


 “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo da terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque Eu, o Senhor teu Deus, sou zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira geração daqueles que me aborrecem.”(Ex 20,4-5). Essa passagem é o ponto chave para criticar os católicos, mas as pessoas que criticam não olham isso como uma exortação de Deus ao povo da época que vivia rodeado de outras culturas, que tinham o politeísmo (culto a vários deuses) como centro de suas crendices. Deus exortou que não adorassem a outros deuses, já que para os povos aos redores tinham várias imagens nos quais faziam total adoração e total idolatria.

Deus falava com o seu povo através da Arca da Aliança. Ela indicava a presença do Senhor.  Sobre a tampa que cobria a arca estava esculpido duas imagens de Querubins (Êxodo 25,18-20)

A palavra ainda nos fala que o povo veio a Moisés e disse-lhe: “Pecamos, murmurando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós essas serpentes”. Moisés intercedeu pelo povo, e o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.” Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida.” (Nm 21,7-9) Esse povo posteriormente começou a fazer culto e adoração a essa serpente e Deus viu que não entenderam o principal motivo da confecção da estátua e mandou o Rei Ezequias destruí-la (2 Rs 18,4), nisso podemos ver que Deus não proíbe a confecção das imagens, mas sim a adoração a elas. A esta adoração de imagens chamamos de idolatria.

As imagens e arte sacra dão ao povo um entusiasmo para a oração. Nesse mesmo entusiasmo que o Rei Salomão inspirado por Deus construiu o templo de Jerusalém e nele continha anjos, querubins, flores, leões (I Reis 6,23), (I Reis 7, 29), (II Cr 3,10).

Pode Deus ser contraditório naquilo que fala?

No antigo testamento a face de Deus estava oculta. Por isso não se podia ter imagens demonstrando a face de Deus, quando o verbo se fez carne e habitou entre nós, o mundo passou a ver a face de Deus (Jo, 1,14), e sua glória foi manifestada no rosto dos fieis que seguiram fielmente os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A igreja Católica é regida pelo Espírito Santo, tudo que ela faz é sob inspiração do mesmo Espírito e no ano de 787 foi eleito o II Concilio Ecumênico de Nicéia que dava sentido e licenciava a veneração das imagens: Nós definimos com todo o rigor e cuidado que, à semelhança da representação da cruz preciosa e vivificante, assim as venerandas e sagradas imagens pintadas quer em mosaico, quer em qualquer outro material adaptado, devem ser expostas nas santas igrejas de Deus, nas alfaias sagradas, nos paramentos sagrados, nas paredes e mesas, nas casas e nas ruas; sejam elas as imagens do Senhor Deus, dos santos anjos, de todos os santos e justos”(DS, 600-601). Por isso venerar imagens é doutrina da igreja e merece total confiança, pois é o Espírito que o faz.

Quando olhamos para uma imagem de um Santo podemos ver nele um exemplo vivo de que teremos um lugar no céu, de que podemos e devemos ser testemunhas vivas de Deus. A quem pergunte como sabemos que um santo esta no céu? Nisso podemos ver e afirmar com a morte de nosso primeiro mártir Santo Estevão, que fitou o céu viu a glória de Deus e rogou ao Pai que recebesse seu espírito (At 7, 55-59). Foram esses mártires que hoje temos total veneração, bem diferente de idolatria, pois a idolatria é pecado (ISam 15,23). É olhando para a imagem dos santos que podemos enxergar a face de Cristo presente nelas. São João Damasceno doutor da Igreja afirma: “A beleza e a cor das imagens estimulam minha oração. É uma festa para os meus olhos, tanto quanto um espetáculo do campo estimula meu coração a dar Glória a Deus”. O uso das imagens serve para total adoração a Deus, portanto pode ser feita a veneração das santas imagens.

Reginaldo Batista

Um comentário:

Deixe seu comentário

Rogai por nós Santa mãe de Deus

Rogai por nós Santa mãe de Deus