
"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi, e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse: “Ave cheia de graça, o Senhor é contigo” Lc 1, 26-28
Maria foi por Deus concebida sem pecado original (Ave cheia de graça). O Senhor já tinha em seu coração o desejo de que seu Filho nascesse do ventre de Maria, pois sabia que ela era mulher de oração e digna de receber Jesus. São Bernardo, doutor da Igreja, disse que “Deus quis que recebêssemos tudo por Maria”. Todavia o papel de Maria é o de ser mãe, assim como Jesus a igreja nasceu de Maria. Pois ela foi a primeira a comungar Cristo, e a primeira a ser sacrário vivo, e estava junto com os apóstolos nas caminhadas.
Muitas “religiões” dizem que Maria não foi peça fundamental na vida de CRISTO e da igreja, pois Cristo poderia ter nascido de qualquer mulher, ou qualquer coisa, pois ele é Deus. Dizem ainda que Maria é uma qualquer, e que não merece ser lembrada.
Por Deus, vocês que falam isso, não falem mais, por favor. Maria é peça importantíssima, pois se não fosse o SIM dela talvez hoje não estaríamos aqui (EIS AQUI A SERVA DO SENHOR FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA, Lc 138).
A igreja Católica não tem Maria como um ídolo e nem como Deusa, mas nós reconhecemos Maria como nossa mãe. Ela que cuidou de Jesus e passa agora a cuidar da Igreja, o Corpo Místico do Seu Filho. Desde o começo Maria exerce o seu papel de “Mãe da Igreja”.Com essas palavras pronunciadas na Cruz: “Mulher, eis aí o teu filho” (Jo 19, 26), Jesus declara Maria como mãe de todos os homens e mulheres da terra. Se Cristo nos deu Maria como nossa mãe aos pés da sua Cruz, é porque Maria nos ajudará a chegar a salvação. Não foi à toa que Cristo nos deu a sua Mãe…

O Concílio afirma expressamente:“Esta maternidade de Maria na economia da graça perdura sem interrupção, desde o consentimento, que fielmente deu na Anunciação e que manteve inabalável junto à cruz, até à consumação eterna de todos os eleitos” (LG, 62).
“Cuida, com amor materno dos irmãos de seu Filho que, entre perigos e angústias, caminham ainda na terra, até chegarem à pátria bem-aventurada. Por isso, a Virgem é invocada na Igreja com os títulos de advogada, auxiliadora, socorro, medianeira”(LG, 62).
Maria muitas vezes foi o suporte de Jesus na caminhada. Me recordo do filme a paixão de Cristo, onde foi muito bem encenado, mostrando Jesus subindo para o monte calvário e em uma de suas quedas, ele olha para sua mãe, e ela sem falar nada, somente com o seu olhar sereno impulsiona Cristo a seguir em frente, e salvar a humanidade, mesmo na dor, ela foi fiel, mesmo vendo seu filho ser crucificado ela foi fiel a Deus. E hoje em dia Nossa Senhora continua sendo nosso suporte, nossa advogada, nossa medianeira. Uma mãe que acolhe seu filho em todos os momentos.
Como nossa advogada, auxiliadora ela roga diretamente a seu filho Jesus em nosso favor. Na oração da Ave Maria dizemos: “Santa Maria mãe de Deus, rogai por nós pecadores, AGORA e na hora de nossa MORTE”, Nossa Senhora roga por nós em todos os momentos, é a nossa maior intercessora. Tem uma frase que eu gosto muito que diz assim: “Peça a mãe que o filho atende”. Tudo que pedirmos para Maria em nome de Jesus ele concederá, pois um filho obedece sua mãe. E a pessoa MÃE por si só tem um jeito meigo, e sereno de pedir as coisas. O Papa afirma “que como Medianeira materna, Maria apresenta a Cristo os nossos desejos, as nossas súplicas e transmite-nos os dons divinos, intercedendo continuamente em nosso favor.”
Carissimos vocês devem levar consigo o amor de Nossa Senhora, e reconhecer nela o amor de Cristo. Maria não é deusa, não é mais que Deus, mas depois de Jesus o Senhor, nesse mundo ninguém foi maior, certamente ela teve que enfrentar muito sofrimento para dar a luz a Jesus. Podia ter sido apedrejada pois não era casada ainda, teve que ter Jesus numa manjedoura junto com os animais, pois não tinha lugar para ela ganhar o Salvador. E mesmo assim Jesus era o seu sustento de, e quis nascer da mais bela flor entre as mulheres, para se tornar homem como nós.
Nossa Senhora é nosso caminho para a salvação, pois ela mesma nos pede :”Fazei tudo o que ele vos disser”, nos pede para seguirmos os caminhos de seu filho Jesus.
Eu paro e fico pensando, como é que pode alguém negar Nossa Senhora, eu peço que Deus tenha misericórdia dessas pessoas que pensam isso, e espero que no dia do julgamento final Maria tenha compaixão.
Eu mesmo fui muito tocado por Maria, pois sempre tive a certeza de que ela era minha mãe, e que estava olhando por mim. Amados, tenham sempre essa certeza, MARIA É NOSSA MEDIANEIRA, NOSSA ADVOGADA, NOSSA INTERCESSORA, NOSSA MÃE.
Em outros textos publicarei mais sobre a riqueza do mistério de Nossa Senhora.
“Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte, Amém.”
Nossa Senhora Mãe de Deus, rogai por nós
Reginaldo Batista