terça-feira, 28 de setembro de 2010

Vocação - Deus nos chama!






"Cada um fique na vocação em que foi chamado" I Cor 7,20







A paz do Senhor esteja com vocês!

Quando Deus nos chama não há como negar, podemos tentar desviar o chamado, se esconder dele, mas la no fundo o nosso coração fica inquieto ao saber que o chamado veio de Deus, e com isso vivemos uma vida as vezes amargurada... Nosso primeiro chamado é ser batizados e assim participar do corpo de Cristo, para termos uma vida de profundo contato com o Pai, em unidade com os irmãos e assim construir a IGREJA, corpo místico de Jesus Cristo.

Segundo o catecismo da igreja católica o parágrafo 44 nos diz que:  - O homem é, por natureza e por vocação, um ser religioso. Porque provém de Deus e para Ele caminha, o homem só vive uma vida plenamente humana se viver livremente sua relação com Deus - .

Esta conVOCAÇÃO é em sermos intimos com o Criador, olhar para Deus como Pai, e ver nele a grandeza do seu amor por nós, por isso que o parágrafo 44 relata isso, que o homem só pode ter uma vida plena se viver em contato com Deus.
O Parágrafo 1591 nos diz: - Toda a Igreja é um povo sacerdotal. Graças ao Batismo, todos os fiéis participam do sacerdócio de Cristo. Esta participação se chama “sacerdócio comum dos fiéis” - .

Somos convocados a participar do sacerdócio de Cristo, mas além de participarmos do sacerdócio de Cristo muitas vezes somos chamados pelo próprio Deus que suscita em nosso coração uma vocação específica, sendo ela sacerdotal, leiga, religiosa, consagrada, matrimônial.

A vocação Sacerdotal: A vocação sacerdotal é o maior presente que Deus pode suscitar nas almas. Os sacerdotes são as mãos, os pés, os olhos, a mente e o coração de Jesus Cristo, que faz dos sacerdotes o caminho para se comunicar com a humanidade. O papel do sacerdote é de continuar a missão de Jesus Cristo( o único e eterno sacerdote), e isso requer a clareza e a precisão da santidade. Ser padre é ser o próprio Cristo aqui na terra.

A vocação Leiga: Vocação destinada a todas as pessoas batizadas, que fazem parte do corpo místico de Jesus Cristo, essa tarefa é de ser evangelizador, profeta, sinal de Deus no mundo (SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO), a vocação leiga esta ligada a todos os cristão que tem uma vida diretamente ligada as coisas do mundo(trabalho, economia, política,...), é ser peça fundamental dos planos de Deus nesses lugares, pois o próprio Cristo nos pede que continuemos a sua missão de evangelizar. É dever de toda vocação leiga levar a palavra de Deus por onde passar, ser testemunha viva de Cristo no mundo.

A vocação Religiosa: É um dom para igreja e um sinal para o mundo, a vocação religiosa se dá no serviço a Deus e aos irmãos, onde homens e mulheres ouvem o chamado de Deus e se colocam suas vidas a serviço, em total entrega. São chamados a deixar tudo e viver em uma congregação ou uma ordem religiosa. Isso vai depender o carisma de cada pessoa a escolher a que congregação ou ordem religiosa vai viver. Os religiosos são peças fundamentais na edificação do Reino de Deus, pois se dispõem a viver inteiramente para os irmão (tendo plena santidade, votos de pobreza, amor sem medida pelas pessoas, partilha dos bens,...) É a vocação do amor ao próximo.

A vocação de vida consagrada: Essa vocação é destinada as pessoas que vivem com suas familias, tem os seus trabalhos ( na comunidade consagrada em que vivem ou não), mas se consagram a Deus a viver para Ele e com Ele, se dispõem na evangelização dos irmãos, e na vivência constante da comunidade em que vivem. Cada comunidade tem o seu carisma, que deve ser seguido pelo consagrado. A pessoa que se consagra a uma comunidade de vida passa por um período de formação, para depois sim ingressar inteiramente a comunidade, e assim ser peça de evangelização na igreja.

A vocação matrimônial: É a vocação que Deus faz ao homem e a mulher para se tornarem um só, e assim construir a família (tendo como modelo a família de Nazaré). O casamento deve ser visto como algo muito importante, pois o homem e a mulher deixaram suas casas para se unirem, e formarem a sua própria casa, com o dever de educar os filhos que Deus lhes confiar. O matrimônio é um sacramento instituído por Deus, e deve ser seguido com obediência, sinceridade, e amor. As pessoas que sentem ser chamadas ao matrimônio devem viver essa vocação com profunda dedicação, vivencia da palavra de Deus, oração. Para assim viver em plena harmonia com Deus.

Olhando as vocações nos deparamos com o desejo de Deus para a nossa vida. Posso casar e ter uma vida consagrada e viver em uma comunidade de vida, ou ser uma aliança de comunidade. Deus vai suscitar em nossos corações o desejo, e assim que discernirmos devemos cumprir com esse chamado, pois ele é de puro amor, se não fosse amor Deus não teria nos destinado.
Viva sua vida inteiramente na presença de Deus, vejamos a vida de alguns santos que confiaram em Deus, e se dispuseram em suas vocações e fizeram coisas grandiosas em nome de Jesus.

Não tenhamos medo, deixemos o Espírito Santo conduzir a nossa vida, e a hora que Deus chamar, pare, pense, reflita, e siga em frente, pois Deus estará sempre conosco.
No mês de Agosto comemoramos as vocações, então reze hoje e sempre para que Deus suscite ainda muitas vocações no coração das pessoas. Para assim formarmos cada vez mais a Igreja.

"Senhor eu vos peço que derrame suas bençãos em nossos corações. Nos revista com o dom da fortaleza, e nos de todo discernimento para nossa vida. Que possamos Senhor ouvir mais o teu chamado, e seguir fielmente a tua palavra. Obrigado por tudo meu Senhor, te louvo, te agradeço sempre". Amém!

Reginaldo Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Rogai por nós Santa mãe de Deus

Rogai por nós Santa mãe de Deus