terça-feira, 15 de março de 2011

CF 2011 - A criação geme em dores de parto (Rm 8,22)


Na postagem anterior eu citei a campanha da fraternidade, mas nessa nova postagem trago as diretrizes, as opiniões e o porque da escolha desse tema para a CF 2011
A CF 2011 esta na 47ª edição e tem como tema: "A fraternidade e a vida no planeta" e como lema: "A criação geme em dores de parto" Rm 8,22
O secretário-executivo da CF Padre Luiz Carlos Dias afirma que: "Os temas das Campanhas não são impostos pelo episcopado brasileiro. Pelo contrário, há todo um processo de consulta às comunidades, pastorais e agentes. Especialmente nos últimos 20 anos, a Campanha assumiu temas de envergadura social bem ampla, para que a Palavra e a experiência de fé possam iluminar cada situação. Os temas são escolhidos sempre com dois anos de antecedência, para que se possa ter tempo de trabalhar no texto-base e alavancar reflexões, bem como desenvolver outros textos de caráter litúrgico, catequético e outras iniciativas. Da mesma forma, o processo de escolha do hino conta com um processo de escolha com ampla participação popular."
Isso demonstra de que a Igreja se preocupa com o todo, assim como Cristo se preocupava com tudo e com todos. E o tema para a CF 2011 veio como um alerta, alerta esse que já vem sendo levantado a muito tempo, mas agora com maior ênfase. Se pararmos para olhar o mundo ao nosso redor, veremos como a natureza esta revoltada, e isso se deve aos nosso DEScuidado com nosso planeta. É uma época de reflexão, e de uma mudança plena dos hábitos para evitar a deterioração do ambiente e da vida do planeta em que vivemos.

Os cuidados básicos para a mudança dos hábitos começa com cada um. Olhar o desperdício da água; Não acumular muito lixo ( o ideal seria selecionar o lixo ); Não jogar lixo nas ruas ( assim evita as enxentes ); Evitar a poluição; Enfim ser cauteloso, pois o lugar onde vivemos esta em "crise",e  isso denota que os culpados são todos nós. Então chegou  mais uma vez o tempo de reconstrução dos nossos hábitos.

Devemos olhar ao nosso redor e começar a enxergar Deus nas pequenas coisas, pois somos suas criaturas e por Ele fomos criados, assim como tudo em nosso planeta. Nosso querido papa Bento XVI ressalta que “o primeiro passo para uma correta relação com o mundo que nos circunda é o reconhecimento, da parte do ser humano, de sua condição de criatura: o homem não é Deus, mas a Sua imagem; por isso, ele deve procurar tornar-se mais sensível à presença de Deus naquilo que está ao seu redor”. Afirma ainda que o homem só será capaz de respeitar as criaturas na medida em que tiver no seu espírito um sentido pleno da vida. A primeira ecologia a ser defendida é a ecologia humana, ou seja, a clara defesa da vida humana, desde sua concepção até a morte natural; a defesa da família baseada no matrimônio entre o homem e a mulher; a defesa daqueles que são excluídos e marginalizados pela sociedade, sem se esquecer, neste contexto, daqueles que perderam tudo, vítimas de desastres naturais”, o papa conclui em sua mensagem a CF 2011 que “o dever de cuidar do meio ambiente é um imperativo que nasce da consciência de que Deus confia a Sua criação ao ser humano não para que ele exerça sobre ela um domínio arbitrário, mas que a conserve e cuide dela como um filho cuida da herança de seu pai, e uma grande herança Deus confiou aos brasileiros”

E isso é dever de cada um, cuidar do bem que Deus nos deu, como o Papa ressaltou, é a herança dada pelo Pai, que se deve ter zelo, amor, carinho, e cuidado, para não se perder no futuro.

A criação geme em dores de parto, seja prudente, faça algo para tirar essa dor que acomete nosso planeta, evite mais tragédias, evite mais desastres. FAÇA A SUA PARTE, para construir assim um futuro digno para as próximas gerações.


SENHOR DEUS, eis que vos peço ajuda, ajuda para combater toda desigualdade em nosso planeta, ajuda para ter discernimento, pois precisamos mudar, e é com a força do teu Espírito Santo que conseguiremos. Dá-nos Senhor a sabedoria, dá-nos a graça de poder olhar pro lado e enxergar o teu poder, ajude-nos Senhor a sermos mais prudentes com nosso planeta, eu quero Senhor ser transformado nessa quaresma, eu quero Senhor mudar meus hábitos, por isso eu te peço dá-me essa graça. Desde já eu quero te louvar e bendizer, te glorifico, obrigado pelo seu amor, eu te amo Jesus, louvado sejas tu! Amém



Reginaldo Batista





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Rogai por nós Santa mãe de Deus

Rogai por nós Santa mãe de Deus