terça-feira, 31 de agosto de 2010

Maria mãe de Deus e nossa












"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi, e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse: “Ave cheia de graça, o Senhor é contigo” Lc 1, 26-28

Maria foi por Deus concebida sem pecado original (Ave cheia de graça). O Senhor já tinha em seu coração o desejo de que seu Filho nascesse do ventre de Maria, pois sabia que ela era mulher de oração e digna de receber Jesus. São Bernardo, doutor da Igreja, disse que “Deus quis que recebêssemos tudo por Maria”. Todavia o papel de Maria é o de ser mãe, assim como Jesus a igreja nasceu de Maria. Pois ela foi a primeira a comungar Cristo, e a primeira a ser sacrário vivo, e estava junto com os apóstolos nas caminhadas.

Muitas “religiões” dizem que Maria não foi peça fundamental na vida de CRISTO e da igreja, pois Cristo poderia ter nascido de qualquer mulher, ou qualquer coisa, pois ele é Deus. Dizem ainda que Maria é uma qualquer, e que não merece ser lembrada.

Por Deus, vocês que falam isso, não falem mais, por favor. Maria é peça importantíssima, pois se não fosse o SIM dela talvez hoje não estaríamos aqui (EIS AQUI A SERVA DO SENHOR FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA, Lc 138).

A igreja Católica não tem Maria como um ídolo e nem como Deusa, mas nós reconhecemos Maria como nossa mãe. Ela que cuidou de Jesus e passa agora a cuidar da Igreja, o Corpo Místico do Seu Filho. Desde o começo Maria exerce o seu papel de “Mãe da Igreja”.Com essas palavras pronunciadas na Cruz: “Mulher, eis aí o teu filho” (Jo 19, 26), Jesus declara Maria como mãe de todos os homens e mulheres da terra. Se Cristo nos deu Maria como nossa mãe aos pés da sua Cruz, é porque Maria nos ajudará a chegar a salvação. Não foi à toa que Cristo nos deu a sua Mãe…

O Concílio afirma expressamente:“Esta maternidade de Maria na economia da graça perdura sem interrupção, desde o consentimento, que fielmente deu na Anunciação e que manteve inabalável junto à cruz, até à consumação eterna de todos os eleitos” (LG, 62).

“Cuida, com amor materno dos irmãos de seu Filho que, entre perigos e angústias, caminham ainda na terra, até chegarem à pátria bem-aventurada. Por isso, a Virgem é invocada na Igreja com os títulos de advogada, auxiliadora, socorro, medianeira”(LG, 62).

Maria muitas vezes foi o suporte de Jesus na caminhada. Me recordo do filme a paixão de Cristo, onde foi muito bem encenado, mostrando Jesus subindo para o monte calvário e em uma de suas quedas, ele olha para sua mãe, e ela sem falar nada, somente com o seu olhar sereno impulsiona Cristo a seguir em frente, e salvar a humanidade, mesmo na dor, ela foi fiel, mesmo vendo seu filho ser crucificado ela foi fiel a Deus. E hoje em dia Nossa Senhora continua sendo nosso suporte, nossa advogada, nossa medianeira. Uma mãe que acolhe seu filho em todos os momentos.

Como nossa advogada, auxiliadora ela roga diretamente a seu filho Jesus em nosso favor. Na oração da Ave Maria dizemos: “Santa Maria mãe de Deus, rogai por nós pecadores, AGORA e na hora de nossa MORTE”, Nossa Senhora roga por nós em todos os momentos, é a nossa maior intercessora. Tem uma frase que eu gosto muito que diz assim: “Peça a mãe que o filho atende”. Tudo que pedirmos para Maria em nome de Jesus ele concederá, pois um filho obedece sua mãe. E a pessoa MÃE por si só tem um jeito meigo, e sereno de pedir as coisas. O Papa afirma “que como Medianeira materna, Maria apresenta a Cristo os nossos desejos, as nossas súplicas e transmite-nos os dons divinos, intercedendo continuamente em nosso favor.”

Carissimos vocês devem levar consigo o amor de Nossa Senhora, e reconhecer nela o amor de Cristo. Maria não é deusa, não é mais que Deus, mas depois de Jesus o Senhor, nesse mundo ninguém foi maior, certamente ela teve que enfrentar muito sofrimento para dar a luz a Jesus. Podia ter sido apedrejada pois não era casada ainda, teve que ter Jesus numa manjedoura junto com os animais, pois não tinha lugar para ela ganhar o Salvador. E mesmo assim Jesus era o seu sustento de, e quis nascer da mais bela flor entre as mulheres, para se tornar homem como nós.

Nossa Senhora é nosso caminho para a salvação, pois ela mesma nos pede :”Fazei tudo o que ele vos disser”, nos pede para seguirmos os caminhos de seu filho Jesus.

Eu paro e fico pensando, como é que pode alguém negar Nossa Senhora, eu peço que Deus tenha misericórdia dessas pessoas que pensam isso, e espero que no dia do julgamento final Maria tenha compaixão.

Eu mesmo fui muito tocado por Maria, pois sempre tive a certeza de que ela era minha mãe, e que estava olhando por mim. Amados, tenham sempre essa certeza, MARIA É NOSSA MEDIANEIRA, NOSSA ADVOGADA, NOSSA INTERCESSORA, NOSSA MÃE.

Em outros textos publicarei mais sobre a riqueza do mistério de Nossa Senhora.

“Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte, Amém.”

Nossa Senhora Mãe de Deus, rogai por nós

Reginaldo Batista

2 comentários:

  1. Certamente a santa católica mais cultuada em todo o Brasil é Aparecida,no entanto, será que este culto prestado a ela é realmente algo que está de acordo com a Bíblia? Afinal,a devoção à santa é oposta ao ensino bíblico? As procissões realizadas pelos devotos têm respaldo na mensagem de Cristo? Pode a ‘advogada dos pobres’ cuidar de seus fiéis? Há verdade na frase:’pede à mãe que o filho obedece’?
    Não pretendendo com este texto ofender a idéia religiosa de quem quer que seja,farei uso da bíblia católica, Bíblia, Mensagem de Deus- edições Loyola de 1989, assinada pelo Pe. João Mac Dowell (provincial) e pelo bispo auxiliar da região do Ipiranga São Paulo em 1983.

    1-O que é idolatria?
    É o culto prestado a falsos deuses.De uma forma mais restrita é,especificamente,a adoração a uma figura que representa uma divindade ou qualquer coisa ou ser e é objetivo de culto.

    Sendo Deus a fonte suprema e eterna de todo o poder,santidade e glória,poderia Ele, de alguma forma,habitar ou ser representado por alguma matéria na terra? A resposta é simples:

    “Entretanto,o Altíssimo não habita em casas construídas pelos homens,conforme a palavra do profeta:

    O céu é meu trono e a terra é o apoio de meus pés,que tipo de casa pretendeis construir para mim?- diz o SENHOR- ou qual será o lugar do meu repouso?Não fui eu que criei tudo isso?” Atos 7.48-50

    Da mesma maneira é terminantemente proibida a tentativa de reproduzirmos qualquer semelhança de Deus ou até mesmo de Jesus:

    “Não farás para ti imagem esculpida nem figura alguma à semelhança do que há em cima no céu,nem do que há embaixo na terra,nem do que há nas águas embaixo da terra”. Êxodo 20.4

    Ou seja,não há a possibilidade de alcançarmos a grandeza de Deus por meio de uma figura,de algo que venha representá-lo.


    2-Aparecida pode interceder por nós ?
    É comum nós tomarmos como exemplo pessoas que fizeram muitas coisas boas e louváveis.O problema é quando passamos a acreditar que,uma vez mortas,tais pessoas rogarão por nós a Deus.Aparecida,que é uma figura de Maria,mãe de Jesus, uma vez morta,não poderia de forma nenhuma interceder por ninguém.Não há nenhuma outra possibilidade de milagre ou remissão de pecados fora da pessoa de Jesus.Sobre isso,a resposta bíblica é objetiva e clara:

    “E em ninguém mais se encontra a salvação;pois debaixo do céu não foi dado aos homens outro nome pelo qual possamos ser salvos.” Atos 4.12

    No mesmo pensamento podemos ver que o conceito que pedir a mãe que o filho obedece é errado.Mesmo almejando um benefício,uma bênção,não há outro meio de chegarmos a Deus e alcançarmos suas misericórdias.

    “Pois existe um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus.” 1Timóteo 2.5

    Mesmo que Maria tenha vivido uma vida piedosa e íntegra diante de Deus,uma vez morta,não pode interceder pelos homens.Após a morte há o desligamento deste mundo material com o mundo espiritual,onde não há a possibilidade de comunicação ou qualquer relação com aqueles que já morreram.

    “E,além disso,entre nós está cavado um grande abismo.” Lucas 16.26

    “E como todo homem está destinado a morrer uma só vez-depois do que haverá o julgamento.” Hebreus 9.27

    ResponderExcluir
  2. tudo errado, a palavra de deus fala que só chegaremos ao pai por((((( JESUS ))))) prestem atenção, Só JESUS, ninguem mais! toda honra, toda gloria, so deve ser dada a DEUS, seja ele espirito, Filho, ou pai!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Rogai por nós Santa mãe de Deus

Rogai por nós Santa mãe de Deus